Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2010

"Desliguei-me da política e renovei a minha carteira de jornalista, a minha profissão desde 1991. Os meus direitos como pessoa e como jornalista - desde logo, de perguntar seja o que for a seja quem for - e o primeiro-ministro não é intocável, como os corporativos parecem pensar - não podem ser postos em causa em função das minhas antigas ou actuais opções políticas. Ou será que eles julgam que podem?"

- Paulo Pinto Mascarenhas, jornalista interessado em saber o que o wikileaks lhe poderia contar sobre Sócrates, apagando depois o seu tweet de contacto, aqui.

 

Não, Paulo, os seus direitos como pessoa [?] e como jornalista não são, nem podem ser - evidentemente - postos em causa. Pergunta o que muito bem entende, a quem muito bem entende, sobre quem muito bem entende. Que sinta necessidade de apagar o rasto às suas perguntas, isso é um constrangimento que só lhe diz respeito a si. O que pode, evidentemente, e como qualquer pessoa, é ser publicamente escrutinável, em nome de algo tão simples como a mais elementar e saudável transparência, para que fiquemos - todos nós e os seus leitores em particular - esclarecidos sobre as motivações políticas do trabalho jornalístico da nossa praça. Ganhamos todos. Principalmente os seus leitores, que poderão, com  peso e medida, avaliar cada uma das suas curiosas palavras: "desliguei-me da política".



publicado por André Salgado às 17:40 | link do post | comentar

4 comentários:
De Paulo Pinto Mascarenhas a 6 de Dezembro de 2010 às 16:00
André, quanto a transparência, esta só é exigível quando é praticada também por quem a exige. Ou seja, a minha vida profissional - e o intervalo na política - podem ser escrutinados porque eu nunca escondi qualquer facto sobre o assunto. Pelo contrário, sempre o escrevi. Ao contrário de outros jornalistas - e também de muitos políticos que escrevem na blogosfera. Por exemplo, não sei - como não devem saber a maioria dos leitores deste blogue - se o André é ou não do Partido Socialista ou se faz parte do actual Governo - ou do anterior. É que não convém chamar aos outros o que se é... entricheirado, neste caso.


De Andre a 7 de Dezembro de 2010 às 00:35
"a minha vida profissional - e o intervalo na política "
Esse foi o período em que era politico profissional?
E em que momento deixou de o ser?
Acordou uma bela manhã e disse: ahhh... "desliguei-me da política".

Que bela anedota.


De Sousa Mendes a 6 de Dezembro de 2010 às 16:13
Isto de ligar e desligar opções e convicções políticas e misturar isso com a entrega do cartão ou o interregno da militância politica é como misturar alhos com bugalhos.
Salvo o devido respeito pelo PPM , o facto de ter deixado de ser militante partidário, assessor ou assim, pode não afectar as opções partidárias ou politicas, por isso deveria ser obrigatório, como nos states , que os jornalistas, comentadores, opinion makers , etc. fizessem declaração de interesses nos artigos que escrevem.
Evitava-se esta conversa da pseudo-independência, coisa que não existe, a não ser na cabeça de alguns fingidores. Como diria o poeta!


De Paulo Pinto Mascarenhas a 7 de Dezembro de 2010 às 13:40
Deviam respeitar a memória de jornalistas que foram militantes de partidos durante toda a vida, nomeadamente do PS, é o que vos digo.


Comentar post

andré salgado

miguel cabrita

paula mascarenhas

correio.da.vida@gmail.com

Ligações
arquivos

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

tags

aborto; psd

arbitragem

assunção cristas

benfica

catroga

cavaco silva

cds

concertação social

contradições

cortes

crescimento económico

crise

despesa pública

direitos dos animais

economia

eleições francesas

enriquecimento ilícito

estruturalismo

fcp

futebol

grécia

hollande

iva

labour

merkel

milliband

música

ocde

passos coelho

paulo portas

pcp; jerónimo de sousa

portugals

psd

relvas

sporting

tsu; psd; segurança social

ue

uk

vitor gaspar; schauble; conversa privada

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds