Terça-feira, 12 de Abril de 2011

«É mesmo preciso dizer mais alguma coisa? Depois de seis anos de governação desastrada do Partido Socialista, Teixeira dos Santos admite finalmente a sua incompetência. José Sócrates já assegurou o seu lugar na história portuguesa. Como disse e bem António Lobo Xavier há uns meses, este período ficará conhecido como a "bancarrota Sócrates"»

- Nuno Gouveia, aqui.

 

Sobre a falta de seriedade em tomar os seis anos de governação socialista sem um antes da crise internacional, quando foram alcançados resultados interessantes (na redução do défice, na recuperação económica, na implementação de reformas importantes) depois da herança de estagnação deixada pela direita, e um depois da crise internacional (financeira primeiro, das dívidas soberanas depois) que arrasou todo o espaço europeu, não há muito a dizer. Já não se espera muito de uma direita que teima em deixar a inteligência em casa.

A "bancarrota", meu caro Nuno, é, na verdade, um bicho-papão bastante simples de definir: a incapacidade de um país em financiar-se de forma sustentável. Ora, vamos lá puxar pela memória e recordar qual foi o facto político recente (com devastadoras consequências financeiras) que fez disparar, em poucos dias e de forma vertiginosa, descidas de rating e subidas dos juros na colocação de dívida, o que tornou insustentável, num contexto já bastante difícil, o financiamento do país. 

À escolha:

 

a) o chumbo, pela nossa estimada direita, de um programa fundamental para a estabilização financeira do país, que estava a ser negociado - e com sucesso - junto dos parceiros e das instituições europeias, defendendo o interesse de Portugal, do euro e da UE.

b) a consequente e inevitável queda do governo, numa altura em que provocá-lo seria um suicídio para o país.

c) a sede da direita em ir ao pote, provocando eleições no pior momento possível e sabendo que a irresponsabilidade iria, previsivelmente, e como se verificou, lançar o país na "bancarrota".

 

Pode responder com múltiplas.



publicado por André Salgado às 19:07 | link do post | comentar

andré salgado

miguel cabrita

paula mascarenhas

correio.da.vida@gmail.com

Ligações
arquivos

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

tags

aborto; psd

arbitragem

assunção cristas

benfica

catroga

cavaco silva

cds

concertação social

contradições

cortes

crescimento económico

crise

despesa pública

direitos dos animais

economia

eleições francesas

enriquecimento ilícito

estruturalismo

fcp

futebol

grécia

hollande

iva

labour

merkel

milliband

música

ocde

passos coelho

paulo portas

pcp; jerónimo de sousa

portugals

psd

relvas

sporting

tsu; psd; segurança social

ue

uk

vitor gaspar; schauble; conversa privada

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds