1. Os accionistas devem substituir o administrador da empresa, conta-nos Passos Coelho, fazendo uma analogia com o mundo que conhece. Para além do óbvio - um país é um pouco mais complexo do que uma empresa -, fica o mistério na forma como o conhece: se os políticos são o conselho de administração e os portugueses os accionistas, afinal quem é que trabalha?
2. O PSD prossegue a estratégia tão truculenta quanto desmiolada: o baronato ataca o parceiro natural da direita, os pequenos casos de politiquice suja e rasteira vão sendo atirados à ventoinha, e com apenas 3 dias de campanha, Sócrates já foi comparado a Hitler, Saddam e Drácula. Só faltaria mesmo reabilitar Santana Lopes*.
3. Para não perder de vista o que vai acontecendo pela verdadeira esquerda da esquerda, mais do que ver Louçã vestido de Herói do Ano 2000 ou o sector mural do PCP vandalizar as escadarias da Universidade de Coimbra, convém, de quando em vez, visitar directamente a estufa: o triunfo claro do PP nas municipais espanholas é celebrado pela historiadora Raquel Varela como uma grande derrota da direita. Como? Simples. O PP subiu meio milhão de votos e o PSOE caiu milhão e meio. Como o PSOE não pode ser considerado de esquerda, a direita no seu conjunto perdeu um milhão de votos. Aprendam e pratiquem.
*o que, entretanto, já aconteceu.
andré salgado
miguel cabrita
paula mascarenhas
correio.da.vida@gmail.com
vitor gaspar; schauble; conversa privada