Domingo, 24 de Julho de 2011

"A minha interpretação da frase entre desvio e colossal, é que foram detectados desvios e que a consolidação orçamental nos vai exigir um trabalho colossal. Esta versão é da minha pura responsabilidade. Eu não tenho nenhuma informação autêntica sobre as palavras que terão sido proferidas entre desvio e colossal"

- Vítor Gaspar, a 14 de Julho, interpretando as palavras atribuídas a Passos Coelho no Conselho Nacional do PSD de 12 de Julho.

 

"O trabalho que o governo vai ter de fazer para recuperar o desvio que existe quanto às metas orçamentais que estavam previstas, é colossal"

- Passos Coelho, no vídeo divulgado a 22 de Julho, apresentado como tendo sido gravado no Conselho Nacional do PSD de 12 de Julho.

 

Do estranhíssimo vídeo de 33 segundos fornecido pelo PSD, em exclusivo, à televisão do Estado - no qual só se vê o primeiro-ministro, sem qualquer plano envolvente, a recitar milimetricamente as palavras exactas do enredo -, ficam dois dados muito curiosos:

Primeiro, a perplexidade de que as reuniões partidárias - à porta fechada - do Conselho Nacional do PSD são filmadas (a que propósito? com o assentimento dos conselheiros nacionais? cujas opiniões, proferidas para dentro do partido, entre pares, estarão a ser gravadas?).

Segundo, que a coincidência entre as palavras gravadas de Passos Coelho e a interpretação das mesmas por Vítor Gaspar, de conhecimento público muito anterior, é de tal forma milimétrica, que se torna mais verosímil identificar a colagem do discurso gravado à interpretação do ministro das finanças, do que reconhecer a esta última a capacidade adivinhatória sobre as palavras do primeiro-ministro, até porque - e aqui é que está o diabo nos detalhes - é Gaspar quem faz questão de referir não ter informação autêntica (i.e. conhecimento pessoal) do discurso de Passos Coelho.

 

Dito isto, das duas uma:

Ou o "desvio colossal" nunca existiu nas palavras do PM, e, trapalhadas à parte com o estranhíssimo vídeo, terão sido os estrategas da São Caetano a fabricar o soundbyte, passando-o à comunicação social, colocando-o na boca de Frasquilho e inscrevendo-o no relato oficial do jornal do PSD, para posteriormente, percebendo que se tinham espalhado ao comprido quando as instituições internacionais não acharam piada a que fosse colocada em xeque a competência dos seus técnicos, serem obrigados a corrigir a farsa - o que configura uma fraude política: fabricação de um falso "desvio colossal" nas contas públicas para acomodar a justificação de um novo imposto;

ou Passos Coelho aventurou-se mesmo pelo discurso do "desvio colossal" e ao ver-se obrigado, pela mesma ordem de razões, a corrigir a farsa, terá ensaiado uma primeira justificação criativa pela boca de um seu ministro, a ver se pegava, para depois "inventar" um vídeo a tresandar de suspeito para comprová-lo - o que configura uma fraude política muito mais grave.

 

Place your bets.



publicado por André Salgado às 01:27 | link do post

De João a 25 de Julho de 2011 às 13:32
E está autorizada a gravação? Cumprida a Lei?


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

andré salgado

miguel cabrita

paula mascarenhas

correio.da.vida@gmail.com

Ligações
arquivos

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

tags

aborto; psd

arbitragem

assunção cristas

benfica

catroga

cavaco silva

cds

concertação social

contradições

cortes

crescimento económico

crise

despesa pública

direitos dos animais

economia

eleições francesas

enriquecimento ilícito

estruturalismo

fcp

futebol

grécia

hollande

iva

labour

merkel

milliband

música

ocde

passos coelho

paulo portas

pcp; jerónimo de sousa

portugals

psd

relvas

sporting

tsu; psd; segurança social

ue

uk

vitor gaspar; schauble; conversa privada

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds